OruMbya (Orum, céu em Yorubá, e Mbya, etnia Guarani brasileira) é um projeto piloto para celebrar a Astronomia como o combustível da vida, em que as histórias das estrelas, são preservadas na resiliência de pessoas de 3 continentes diferentes. Brasil, Moçambique, Portugal, Cabo Verde e Angola. Este projeto inovador está enraizado no legado educacional e cultural de Tia Ciata iniciado no final do século XIX no Rio.

Pela 1ª vez, a OV – Observatório do Valongo vai estabelecer um diálogo científico-cultural com a ORTC- Casa da Tia Ciata, pensando não só sobre aspectos técnicos da Astronomia, mas com foco na sua utilização em diferentes culturas como ferramenta de desenvolvimento. Abordará questões educacionais, étnico-raciais, de gênero, classe e acessibilidade, dando visibilidade aos historicamente excluídos, pessoas na ciência e estabelecendo conexões com outros continentes. A Astronomia brasileira é internacional, mas do ponto de vista da cultura, da educação, da diversidade, da inclusão e da equidade no país, temos muito a alcançar: embora as mulheres e os negros sejam a maioria (54%), eles estão sub - representados nas ciências, especialmente nas ciências exatas.

Organizaremos cinco workshops públicos na Casa da Tia Ciata e no Observatório do Valongo para promover a educação intercultural e a alfabetização entre estudantes universitários, cientistas, escolares, e público em geral, bem como quilombos e indígenas de diferentes comunidades, melhorando seu acesso a temas astronômicos e assuntos STEM vistos em diferentes paradigmas culturais. Devido ainda a pandemia da covid-19, que permanece no Brasil e no mundo, evitando aglomerações, a transmissão ao vivo irá garantir que ninguém perderá os eventos, objetivando uma criação de uma nova alfabetização científica, na formação de professores e na cultura intercontinental.